Rotavírus
Sintomas:
A intensidade dos sintomas varia de acordo com o agente causador e o sistema imunológico do paciente. No caso de pessoas saudáveis, muitas vezes os sintomas são um mal-estar, ânsia de vômito e diarréia. Em pacientes com doenças graves, cujo sistema imunológico está comprometido (bebês, crianças, idosos) a doença pode evoluir para quadros mais graves causados pela grande perda de líquido, devido aos vômitos e à diarréia, modificando assim a quantidade de sais no organismo. Os Norovirus, causadores virais, são responsáveis pela doença em adultos e os Rotavírus em crianças.O início de uma gastroenterite pode ser diagnosticado pela perda de apetite, tonteiras, vômito, dores abdominais e diarréia. A diarréia pode ser aquosa, avermelhada (perda de sangue) ou muco-aquosa, acompanha ou não por flatulência. O paciente sente-se fraco, sem força. Pode ocorrer também um quadro febril. Vômito e diarréia podem levar a uma perda enorme de água, ‘ressecando’ o corpo. Isso leva a problemas circulatórios que começam com tonteiras e podem levar a um colapso. Em casos graves podem levar ao comprometimento dos rins. Os sintomas podem durar de algumas horas até dois a três dias.
O que fazer em casos de gastroenterite?
Descanso é um ótimo remédio, principalmente em caso de fraqueza. O banheiro deve estar bem acessível. Muito importante é lembrar de repor líquidos e sais minerais. Se os vômitos forem leves ou já tiverem terminado, deve-se beber bastante líquido. O ideal são chás, bebidas ‘salgadas’ ou canja. Uma dica que sempre funciona é o soro caseiro: em um copo com agua (250 ml) adicionar uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. A vantagem do soro caseiro é que o paciente pode determinar qual a quantidade de açúcar e sal de sua preferência.A complementação alimentar deve ser feita quando o paciente voltar a ter apetite e de preferência com aveia, batata ou outros alimentos que não ‘incomodem’ o trato gastro-intestinal, seja por sua acidez ou por outro aspecto. Não devemos esquecer que a diarréia elimina também o causador (vírus, bactéria) como também o seu agente tóxico, por isso não é indicado o uso de antieméticos e anti-diarréicos. As dores abdominais podem ser aliviadas com o auxílio de calor no local (compressas).
Quando procurar um médico?
Deve-se procurar um médico com urgência se os vômitos forem tão frequentes que impeçam a hidratação do paciente. Em determinados casos talvez seja necessária a aplicação de infusão. Para crianças deve-se procurar um médico mais cedo, já que elas raramente têm grandes reservas energéticas. Em casos de cãimbras prolongadas, perda da noção de tempo, espaço, sonolência extrema e problemas circulatórios, deve-se procurar um médico imediatamente.Como estes vírus e bactérias são altamente patogênicas é necessário avisar à vigilância sanitária quando um caso é detectado em laboratório. Na Alemanha isso é determinado pelo Artigo 7° do Infektionsschutzgesetz (IfSG), onde o laboratório deve citar nominalmente o paciente. O médico também deve citar o nome de pacientes acometidos pela gastoenterite infecciosa, segundo o Artigo 6° do Infektionsschutzgesetz (IfSG), quando perceber ou suspeitar de uma epidemia.
Como se proteger de uma gastroenterite?
Evitar o contato com o vômito ou diarréia de pacientes com gastroenterite, visto que ali são eliminados os agentes causadores da doença.Em caso de viagens:
• comer frutos descascados
• evitar peixe, carne ou verdura crua
• evitar sorvetes artesanais
• evitar a ingestão de água não fervida e gelo.
Texto:
Rosemary Griesinger e Ute Ritter
Fontes:
Robert-Koch-Institut Berlin: http://www.rki.de/
Schwarz , Tino F.: Noro und Rota - die gefährlichsten Magen-Darm-Viren im Winter in: MEDIZIN-WELT SPEZIAL, 18.02.2005, Würzburg.
Copyright: www.brasileiros-na-alemanha.com
Este artigo só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E ÀS AUTORAS.
Este artigo foi corretamente citado/publicado em:
Agradecemos pelo respeito ao nosso trabalho e pelo "fair play"!