Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

Esclareça suas dúvidas sobre a Gripe Aviária

BNA: São os mesmos vírus que infectam as pessoas/seres humanos e as aves?

Estas amostras, acima citadas, passam com dificuldades para o homem , exigindo inicialmente um contato íntimo com aves (foi o caso de praticamente todos os casos humanos até agora). Não há passagem de pessoa a pessoa pelo menos até o momento. O problema é a pessoa estar infectada com outro vírus já adaptado ao homem (somos atingidos normalmente pelos tipos H 1, 2 e 3 e pelos N 1 e 2 somente) e ocorrer uma recombinação (troca de segmentos gênicos) e surgir um vírus misto capaz de infectar o homem e passar em seguida a outros humanos.


BNA: Quais são os grupos de risco no caso da gripe aviária ?

Aqueles que têm contato direto com as aves devem ser vacinados.

Os grupos de risco para influenza são as pessoas acima de 60 anos, pessoas com distúrbios imunológicos e problemas respiratórios em geral, pela dificuldade em responder à infecção, a qual atinge primariamente as células de revestimento (células ciliares) da árvore respiratória.
Crianças também são grupos de risco, em especial as com carência alimentar.

BNA: Como posso me proteger da gripe aviária?

Pouco se pode fazer. O principal seria evitar o contato com aves silvestres, evitando entrar em áreas onde as aves se aglomeram, pois estas áreas estão altamente contaminadas com fezes que podem conter os vírus. Evitar contato com aves domésticas sem estar vacinado contra o influenza.

BNA: A gripe aviária pode passar de pessoa para pessoa?

Como disse acima, no momento isto não está ocorrendo, pelo menos de forma demonstrável e ampla.

BNA: Qual a cronologia da gripe aviária?

A cronologia pode ser vista no site http://www.who.int/ . Aliás, lá existe muita informação útil para todos, inclusive com uma extensa lista de recomendações para os países com o intuito de reduzir o possível impacto da doença.

BNA: É verdade que a gripe espanhola 'descende' da gripe aviária?

Foi possível identificar, em restos mortais de pessoas falecidas na epidemia de 1918, que o vírus era uma amostra H1N1, porém de alta virulência. Não há como saber exatamente o que aconteceu, porém devem estar envolvidos suínos, nos quais podem também haver recombinações dos vírus humanos e de aves, as quais são as repositórias da influenza na natureza.

BNA: Porque a OMS (Organizaço Mundial de Saúde) observa a gripe aviária?

A OMS vem controlando a gripe aviária desde que surgiram os primeiros casos em humanos.
Estamos no nível 3 de risco em influenza: temos um vírus letal para aves capaz de passar para humanos, porém ainda não capaz de passar de pessoa para pessoa.

BNA: Existe vacina contra a gripe aviária para pessoas?

Não existe vacina humana especifica para H5N1, nem se pode preparar ainda, pois não é conhecida a exata composição dos vírus que venham a causar uma possível epidemia. Há estudos preliminares mostrando, em voluntários, que eles responderam bem às vacinas experimentais de H5N1.

BNA: Por que controlar a migração das aves?

Aves migratórias são capazes de levar o vírus da influenza a longas distâncias e já foram mostrados dados sobre mortes destas aves migratórias, possivelmente causadas pelo H5N1.

BNA: Como está a questão da gripe aviária no Brasil?

No Brasil, estão sendo feitos estudos de captura de aves silvestres em vários pontos da costa e, até agora, não há indícios de amostras de H5N1 nas fezes destas aves migratórias.

Também não foi demonstrado nenhum caso de infecção em aves domésticas.

O Ministério da Saúde comprou 9 milhões de doses de Tamiflu (medicamento inibidor do vírus) e repassou recursos para o Butantã se preparar para fabricar a vacina assim que se definir qual seria a composição da amostra que estará (melhor dizendo estaria!!) causando os casos humanos de forma epidêmica.


Ute Ritter para Brasileiros-na-Alemanha.com


Dr. Hermann G. Schatzmayr
Departamento de Virologia, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ
Rio de Janeiro, Brasil.
http://www.fiocruz.br/



Texto: Ute Ritter
Revisão: Andrea Bischoff

Copyright:
www.brasileiros-na-alemanha.com

Este artigo só poderá ser reproduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E AOS AUTORES.

_____________________________________________

Mais sobre o tema na Deutsche Welle Brasil:

Gripe Aviária: prevenção ou alarmismo?


Atualidades sobre a Alemanha

Top