Sambarama: uma mistura de ritmos brasileiros
Sambarama é o nome do segundo álbum do Riovolt que será lançado mundialmente em Outubro. O primeiro álbum do Riovolt chama-se Digital Audio Bossa e foi lançado no final de 2003 pela mesma gravadora, a Irma Records.
A Sabrina Fidalgo participa de alguns trabalhos: no álbum "Digital Audio Bossa", ela canta em "Quero ver", música da qual também é autora da letra. Neste mesmo, álbum fez backing vocal em "Da Onda" e compôs a letra de mais uma faixa: Cresce lentamente.
No Sambarama, sua participação aparece na composição de duas letras: Cata-vento e Oração sem nexo. Ela faz questão de frisar: “Não sou cantora profissional, não”.
Em novembro, quem estiver em Munique poderá conhecer o Riovolt:
O próximo show será no dia 4/11, a partir das 20 horas, na festa de comemoração dos 2 anos do Monofaktur Club, que fica na Sonnenstarsse 27, em Munique. Após o show haverá um set com os Djs do Cd Brazilectro. Site do Monofaktur: http://www.monofaktur.info
Riovolt - o nome em si já traz o conceito:
A mistura entre ritmos brasileiros, como o samba, a bossa-nova e o forró, com música electrônica e suas variantes, como o house, o electro-funk e o drum´n´bass. Vocais sedutores flutuam sobre batidas pulsantes. Melodias doces de flautas estão sendo agitadas por seqüências de sintetizadores...
O Brasil e mais especificamente o Rio de Janeiro são a inspiração maior para a criação desse trabalho. Foi lá onde foram compostas e gravadas as primeiras faixas do álbum "Digital Audio Bossa", que depois vieram a ser finalizadas em Munique, Alemanha. Com a participação de músicos brasileiros e alemães, foi criada uma sonoridade especial que encaixa perfeitamente em clubs, bem como em lounges ou chill-out areas.
Na ficha técnica, lê-se nomes como os de Ju Cassou, principal cantora do Riovolt, que lancou o próprio cd "muito prazer" no Rio de Janeiro (contando com a participação de Jorge Ben Jor), de Lilian Vieira, que tem enorme sucesso na Europa e nos EUA com sua banda "Zuco 103", além de Marcio Tubino, que tem um infinito currículo de gravações, entre outros, com músicos como Egiberto Gismonte, Renato Borghetti, Djalma Correa, Raiz de Pedra.
"Digital Audio Bossa" foi lançado mundialmente pela gravadora italiana Irma Records/La Douce ( http://www.irmagroup.com/) ficando em primeiro lugar no Japão, na lista dos cds mais vendidos, além de ter sido o álbum de maior vendagem do renomado selo italiano nesse respectivo ano. Com isso foi lançado em março de 2004 o EP "Riovolt - Cresce lentamente/Quero ver" com remixes do produtor e Dj japonês M-Swift , dos produtores suecos dos "Physics" e do próprio Riovolt, lançado pela mesma Irma Records/La Douce. Em junho lançou-se o segundo volume de uma das mais famosas compilações de brazilian drum`n`bass, "Sambass vol. 2 " pelo selo Cuadra, que trazia mais dois exclusivos remixes do álbum "Digital Audio Bossa". O produtor e Dj "Mad Zoo", parceiro do DJ Patife, refez a versão de Riovolt para o clássico "O ronco da cuíca" de João Bosco e Aldir Blanc, cantada lindamente por Lilian Vieira do grupo Zuco 103, e também a faixa "Cresce Lentamente". Ao todo foram 27 compilações lançadas nos quatro cantos do globo entre o final de 2003 até os dias atuais, que incluíram faixas do álbum "Digital Audio Bossa".
Outubro de 2005 é o mês do lançamento oficial mundial do segundo álbum do Riovolt "Sambarama" novamente pela Irma Records / La Douce. O álbum conta com a voz de Ju Cassou e mais as participações de Lilian Vieira do Zuco 103, dessa vez cantando em duas faixas: uma delas uma versão funk-electro do clássico "Zazueira" de Jorge Benjor e outra ainda da cantora alemã Sophie Wegener.
O álbum é um trabalho de primeiríssima linha, dessa vez com mais incursões acústicas misturadas a loops e beats eletrônicos. O álbum, antes mesmo de seu lançamento mundial, foi tido como um dos "álbuns do ano" por um dos programas de "nujazz" de maior sucesso: o "The Basic Soul Radio Show" do produtor inglês Simon Harrison e obteve excelentes críticas, como por exemplo a do maior website sobre arte e cultura brasileiras na Europa, o Musibrasil.net do jornalista italiano Antonio Forni, em que diz: "Nobit cumpriu com "Sambarama" um trabalho primoroso e segue com isso os passos de gênios musicais como Eumir Deodato e Azymuth em uma versão moderna, atualizada e arrojada, pronta para o século 21".
A cabeça e a alma de Riovolt é o baterista, percussionista, compositor, produtor e Dj alemão Norbert "Nobit" Küpper, que morou vários anos no Rio de Janeiro, trabalhando como músico e produzindo bandas em seu próprio estúdio.
A cabeça e a alma de Riovolt é o baterista, percussionista, compositor, produtor e Dj alemão Norbert "Nobit" Küpper, que morou vários anos no Rio de Janeiro, trabalhando como músico e produzindo bandas em seu próprio estúdio.
Riovolt rocks every Club and every Party!
Texto de abertura: Lia A. e Sabrina Fidalgo
Release Riovolt gentilmente cedido por Sabrina Fidalgo
Fotos: Thomas Rothe
Informações e contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Links:
Para ouvir o Sambarama e outros cd’s do Riovolt:
www.irmagroup.com
Entrevista do mês com o Riovolt e mais informações sobre música eletrônica e radio shows:
Entrevista do mês com o Riovolt e mais informações sobre música eletrônica e radio shows: