Nosso website utiliza cookies para tornar a sua visita mais eficiente. Sem eles algumas áreas como menus, blocos ou slideshows não poderão ser exibidas.
Procurar no Site

I CLBNA - 2° Lugar / Crônicas

 

Simone Horvatin por Simone Horvatin:

 



Escrever é conversar comigo mesma (não é um hobby, é minha vida). A crônica "O tempo" faz parte de um livro, talvez uma autobiografia, que estou escrevendo sem pressa (chama-se
"Através das águas, o céu!"). É uma coletânea de crônicas, feitas de reflexões e pensamentos. Talvez um dia eu ainda consiga publicá-lo. O que posso dizer sobre mim é que:
"Poderia me chamar
Ana ou Alina,
Cora ou Coralina,
Simone ou Idalina,
porque um nome é somente um nome
e eu sou o seu significado e não o contrário!"

 

O Tempo



As roupas balançam no varal... Todos os dias num mesmo movimento, na mesmice...E todos os dias são iguais e monótonos no varal!


Tempo!?! Então lembrei de quando o tempo me sobrava, quando as noites e os dias eram longos, intermináveis, mas não havia um amor. As noites eram frias e tristes, solitárias...


Até que então esse amor surgiu! Dividiu comigo a cama, o corpo, as manhãs. E trouxe-me vida, sorrisos e abraços, paixão e calor.


O tempo? Passou a ser compartilhado, lado-a-lado, tempo e amor. Percebi então que faltava o preenchimento do espaço entre o tempo e o amor, foi assim que vieram os filhos... Os filhos trouxeram mais vida, mais movimento, mais sentido! Fizeram de cada dia um novo dia, e transformaram o sentido do tempo e do amor.


Hoje questiono o tempo que me falta...


Talvez o tempo livre faça da existência um mero vazio, para onde os pensamentos viajam desnecessariamente, onde perde-se tempo...

ou melhor, o tempo se perde.


As roupas continuam balançando no varal, num mesmo movimento, na mesmice de sempre!


Mas a minha vida não é mais a mesma, meu tempo não é mais o mesmo...Já não tenho somente um amor, tenho vários!


Compreendi então que o tempo por si mesmo é inerte, aquele que todos os dias balança as roupas no varal. A vida se transforma não por causa do tempo, mas pelos nossos desejos de mudança, para dar sentido à existência, a continuidade e a coexistência.

 


Fotos: Simone Horvatin

 

Este texto não pode ser reproduzido ou traduzido,
em todo ou em parte sem prévia autorização do
portal Brasileiros-na-Alemanha.com e da autora.

I Concurso Literário

Brasileiros-na-Alemanha.com


Crônicas
1. Lugar


Nane Faganello
2. Lugar


O Tempo
Simone Horvatin
3. Lugar


Débora Dornelas
Menção Honrosa


Ilaine Kunz
Poesias
1. Lugar



"Deth Haak"
2. Lugar


"Ras Adauto"
3. Lugar



Ana Cláudia de Souza

Voltar para:

[Página principal, Resultado do Concurso]
Top